(28) 3521-2699
×

Rododicas

Fazer um planejamento antes de cada viagem nunca é demais e pode significar tranqüilidade e segurança para o caminhoneiro.

Confira abaixo algumas dicas que preparamos para ajuda-lo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apontador.com

Trace rotas seguras com esse programa.

 

topo

Checagem do Caminhão e Carga

Sistemas de freio, elétrico e de ar, pressão do óleo, dos pneus, abastecer e verificar se os documentos pessoais do caminhão e da carga estão em ordem, para evitar problemas com a polícia rodoviária e a fiscalização das rodovias. Verificar arrumação da carga, altura, cordas, lona, lacre etc.

 

^ topo

Viagem

 

^ topo

Estado do Corpo

 

^ topo

Evitar paradas desnecessárias

 

^ topo

Durante as Paradas

 

^ topo

Em Caso de Assalto

^ topo


Cuidados com a Saúde

Passar horas sentado e dirigindo, se alimentar e dormir mal, falta de tempo e de exercício e sedentarismo fazem parte da rotina dos carreteiros, que muitas vezes desconhecem o risco que essas situações podem representam para a sua saúde. Doenças como diabete, colesterol, pressão alta, obesidade, Estresse, quase sempre são ignoradas por esses profissionais já que os sintomas podem ser confundidos com o cansaço da profissão e o diagnóstico exato só pode ser dado através de exames médicos. Porém, a maioria dos motoristas não frequentam ao médico regularmente. Para dirigir um caminhão exige-se disposição e atenção, portanto no meio dessa rotina desgastante é necessário reservar um tempo para cuidar da saúde, fazer os exames de rotina, realizar alguma atividade física e, principalmente, se alimentar de maneira saudável.

 

^ topo

Código de Trânsito

Um País que deseja solucionar velhos problemas e crescer econômica e socialmente não poderia deixar tudo nas mãos do destino. Dessa forma precisa mudar, e mudar já. Um objetivo que está sendo atingido aos poucos.

A implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro é prova de que o Brasil não é mais o País do futuro, mas o País do hoje. Ao falarmos em leis de trânsito, estamos falando em responsabilidade, mudança de comportamento e educação. Sobretudo, em cidadania.

 

Basta um passeio pelas ruas, estradas e avenidas deste imenso Brasil para verificarmos que a imprudência está dando lugar à tranqüilidade. E o objetivo do Código é basicamente este: transformar o trânsito em algo mais humano e civilizado.

Leia com atenção este resumo do Código de Trânsito Brasileiro que foi baseado na cartilha elaborada pelo Ministério dos Transportes, através do PARE Programa de Redução de Acidentes nas Estradas, para solucionar suas dúvidas a respeito do novo Código de Trânsito Brasileiro.

 

Para combater da melhor maneira possível os acidentes de trânsito, o novo Código criou um sistema de pontuação. Nesse sistema, cada infração será caracterizada como Gravíssima, Grave, Média e Leve e estará valendo pontos. Dependendo da soma, você poderá perder, desde dinheiro para pagamento de multas até a Habilitação. Nos casos mais graves, denominados Crimes de Trânsito , o infrator responderá a processo penal.

 

INFRAÇÃO PONTOS MULTA (em UFIRs)

Gravíssima 7 180

Grave 5 120

Média 4 80

Leve 3 50

 

Dependendo da infração, o valor da multa poderá ser multiplicado por três ou cinco. Pagando a multa tão logo a receba, você ganha um desconto de 20%

 

^ topo